sexta-feira, 29 de maio de 2009

Cultura Urbana e Educação

Olá!

Sou o Petter da Sala Informatizada na Escola Elza Granzotto.

Entre as idéias que tenho de Cultura Urbana, neste momento falarei sobre o aspecto de ser uma mesclagem de culturas, pois a cidade reúne pessoas de diversas etnias, interesses e classes, que, de uma forma, ou de outra e tornam agentes culturais ativos, acrescentando e modificando o ambiente cultural de onde vivem.

Esta diversidade tem produzido vários movimentos culturais, entre os quais: danças, músicas, grafitagem, festas, entre outras... A predominância de certas manifestações culturais depende da região e do povo que nela habita e como precisam se organizar para viver e estabelecer sua identidade. Como exemplos:

- Na região de Jaraguá do Sul temos as bandinhas, a Schitzen Fest, as manifestações mais populares, trazidas pelos imigrantes alemães. Temos também a Festa Italiana, que rememoram aspectos culturais dos imigrantes italianos; pela entidade Scar temos música erudita, danças clássicas das mais variadas, que são pontos de interesses de determinadas classes. Recentemente, a região tem agregado outras manifestações populares, trazidas por migrantes de diversos estados brasileiros.

- No Rio de Janeiro e São Paulo, aparentemete, predomina a manifestação do funk, mas existem outros movimentos, com outros pontos de interesses, como os que são promovidos pela Casa do Zezinho e algumas ongs que buscam o resgate da cidadania, indo além do simples entretenimento e expressão popular, trabalham com a formação do indivíduo.

Ficou claro que a cultura popular é forte, resistiu à falta de divulgação, criou seus guetos e conquistou expressão. Não pode mais ser ignorada pela escola, igualmente, deve ser considerada como Cultura e forma de Organização Social. É interessante a Cultura Urbana de Cada Região ser considera no Currículo Escolar.