sexta-feira, 26 de junho de 2009


Pois é gente... Michael Jackon morreu... Eis as imagens e narrativas que agora ocupam grande parte do pensamento do cotidiano das massas (aliás, ele é um íc0ne pop!)! No momento em que fui procurar uma imagens que representasse o personagem, o mito e a polêmica (qual mito não é polêmico?!), encontrei (só) mais do que 11.800.000 possibilidades de imagens...

Para finalizar, já que o curso é Cotidiano, Imagens e Narrativas... Senti-me livre para narrar, comentar e imaginar o que bem entendi, sobre o que está fazendo parte do meu cotidiano (pessoa comum). Acho (pessoa comum sempre acha) que é sobre este tipo de espaço que estamos falando.

Que a profundidade deste tema fique pela subjetividade de cada um...

quinta-feira, 25 de junho de 2009






OK!... Não quero nem narrar meu dia de ontem!
Dizem que uma imagem vale por mil palavras...
Era exatamente assim que me sintia, horrível e de molho!

Atchimmmm!!!!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

CULTURA VIVA, ESCOLA VIVA


Prezados(as) colega(s), ao observarem termos e expressões em itálico, reflita sobre eles e relacione-os com os demais que estejam em itálico.


A
Cultura é Viva porque é Dinâmica. Uma escola que não se atualiza com a Cultura Local se torna uma escola ultrapassada e retrógrada, deixa de corresponder às reais necessidades de um povo. As Diversas Culturas surgem e se (re)adaptam constantemente para organizarem sistemas de conhecimentos e valores de acordo com as necessidades espaciais, temporais e trabalham com os recursos que o povo dispõe em determinados contextos históricos.

As Culturas Locais estão constantemente atualizadas com o que está em voga para a sua população. Os conteúdos escolares, nem tanto... Mas isto não significa que eles devam ser substituídos pelas expressões populares, mas estarem de acordo com elas. Então surgem perguntas (e novas perguntas sempre surgirão): o conteúdo cultural que a escola pretende transmitir, pertence a qual povo? Em qual época? Qual o período do fator cultural preservado? Tais conhecimentos são interessantes, transformam ou produzem valores para a cultura na qual se quer inserí-los? Entre muitas outras não lembradas aqui...

Eis a necessidade de a Escola estar aberta às Expressões Culturais Locais de seu público, pois melhorará significativamente a comunicação com a comunidade. Aliás, qualquer conhecimento torna-se vazio de sentidos se de alguma forma ou de outra, não houver correspondência com o imaginário popular (este, expressado nas Culturas Populares). Daí a necessidade de os conteúdos escolares estarem dialogando com as Culturas Regionais e com o Senso Comum.



A CULTURA PODE REALIZAR! ENTÃO...