sexta-feira, 5 de junho de 2009

CULTURA VIVA, ESCOLA VIVA


Prezados(as) colega(s), ao observarem termos e expressões em itálico, reflita sobre eles e relacione-os com os demais que estejam em itálico.


A
Cultura é Viva porque é Dinâmica. Uma escola que não se atualiza com a Cultura Local se torna uma escola ultrapassada e retrógrada, deixa de corresponder às reais necessidades de um povo. As Diversas Culturas surgem e se (re)adaptam constantemente para organizarem sistemas de conhecimentos e valores de acordo com as necessidades espaciais, temporais e trabalham com os recursos que o povo dispõe em determinados contextos históricos.

As Culturas Locais estão constantemente atualizadas com o que está em voga para a sua população. Os conteúdos escolares, nem tanto... Mas isto não significa que eles devam ser substituídos pelas expressões populares, mas estarem de acordo com elas. Então surgem perguntas (e novas perguntas sempre surgirão): o conteúdo cultural que a escola pretende transmitir, pertence a qual povo? Em qual época? Qual o período do fator cultural preservado? Tais conhecimentos são interessantes, transformam ou produzem valores para a cultura na qual se quer inserí-los? Entre muitas outras não lembradas aqui...

Eis a necessidade de a Escola estar aberta às Expressões Culturais Locais de seu público, pois melhorará significativamente a comunicação com a comunidade. Aliás, qualquer conhecimento torna-se vazio de sentidos se de alguma forma ou de outra, não houver correspondência com o imaginário popular (este, expressado nas Culturas Populares). Daí a necessidade de os conteúdos escolares estarem dialogando com as Culturas Regionais e com o Senso Comum.



A CULTURA PODE REALIZAR! ENTÃO...

3 comentários:

  1. Gostei muito do seu comentário.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá Petter.

    Muito bem sua palavras, faz refletir e pensar num todo. Como cada escola está observando melhor sobre este tema, penso também na necessidade das escolas estarem abertas para seu público, isto é, sua própria comunidade. Mais sinto também a necessidade dos pais estarem buscando sua cultura, sua identidade e assim passarem para seus filhos. Escola e comunidade precisam trabalhar juntas.
    Sucesso na sua caminhada! Professora Áurea.

    ResponderExcluir
  3. Olá Petter...

    Gostei das suas perguntas reflexivas sobre o conteúdo cultural da escola e o conteúdo pertencente ao povo. O que preservar, o que interessa, enfim refletir no que realmente vale a pena trabalhar e valorizar na escola.
    Sempre valorizar a cultura do público a que pertence a escola. O aluno se identificará com essa cultura e se sentirá protagonista dessa cultura e da sua própria história. Muito bom o seu texto.
    Um abraço...
    Professora Juraci

    ResponderExcluir